19 de ago. de 2009

UTILIDADE PÚBLICA


Na manhã do último sábado (15/08/09) apareceu nas imediações da comunidade rural Brejinho (Upanema-RN), uma senhora aparentemente com 50 anos de idade, com a saúde física e mental debilitada e dizendo ser natural do Sitio Samambaia do Município de João Câmara.
Os primeiros atendimentos ocorreram na Unidade Mista de Saúde do município, posteriormente a mesma foi encaminhada à Assistência Social, porém o município não dispõe do serviço de abrigo e ela foi encaminhada ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS do município de Mossoró. Pedimos a colaboração de todos no repasse de informações que possam ajudar na identificação dessa senhora.
Entrar em contato com os telefones:
(84) 3325-0009 (Ação Social – Upanema)
(84) 3315-4882 (CREAS – Mossoró)




14 de ago. de 2009

VISITA – PETROBRAS


Nesta quinta-feira (13/08/09) o projeto Educarte recebeu a visita da equipe de profissionais do Setor de Comunicação da Empresa Petrobras-SA (Myrna Lampreira e Geraldo Maia do Nascimento), os quais foram recepcionados pela Secretária de Urbanismo e Ação Social, Rivanda Bezerra, a Presidente do COMDICA, Francinete Pereira, a Assistente Social, Joelma Fernandes e Coordenadores do Educate, PETI e Projovem, Vanessa Paula, Maria Ivoneide e Luciana Dornelys, respectivamente as quais participaram de uma reunião para prestar informações quanto ao desenvolvimento das ações executadas pelo projeto.
Em seguida ocorreram as apresentações dos instrutores (Sergio Ricardo, Maxsuel Paiva, Américo Oliveira) os quais estavam ministrando suas oficinas no horário da visita.
Os alunos presentes homenagearam a equipe com a demonstração do aprendizado, através da apresentação de alguns números musicais e uma cena da peça teatral “Marias de Todos os Dias”.
A visita foi muito importante para o fortalecimento do vínculo ente A Petrobras e o Educarte, pois dessa forma foi possível demonstrar o resultado da aplicação dos recursos do FIA/PETROBRAS , saindo da monotonia de relatórios enviados a empresa.

13 de ago. de 2009

CRAS E O PROJETO “AÇÃO PSICOSSOCIAL” TAMBÉM NA ZONA RURAL


Contribuindo para o desenvolvimento social e o bem estar da saúde física e mental de crianças e Jovens, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, desenvolve esse projeto também na Zona Rural, levando a essas comunidades/ escolas e a esse público, temas com abordagens psicossociais.
Hoje 13/08/2009, foi a vez da Escola Municipal Treze de Maio da Comunidade P.A. Palheiros, que as crianças tiveram a oportunidade de participar das atividades onde o tema principal foi: “Boas Maneiras Para Jovens e Crianças” – Tema composto de dicas e sugestões para o aprendizado ao bom-comportamento dos pequenos.
– O Psicólogo Manoel Jonas, afirma: “O melhor que os pais têm a fazer é ensinar desde cedo aos filhos a importância das boas maneiras e fazê-los entender o quanto é agradável dizer pelo menos palavras básicas como obrigado, com licença, por favor. E não achar comum, como acontece em diversas famílias, de não ver nenhum problema da criança ser um tanto mal educada, isso faz com que as crianças não aprendam boas maneiras desde cedo, tornando mais difícil de ensiná-las”.









12 de ago. de 2009

SUAS PARTICIPA DE SEMINÁRIO


A equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social e do CRAS, participou neste dia 12 de agosto de 2009 de um seminário, promovido pelo Governo do Estado através do FUNDAC no Hotel Vila-Oeste na cidade de Mossoró com objetivo de sensibilizar dos municípios para implantação de medidas Socioeducativas.



11 de ago. de 2009

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES (II)


Ainda dentro dos ciclos promovidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social promovido nos dias 05, 06 e 07 de agosto com a capacitação para os Conselheiros Tutelares, ministradas pelas Assistentes Sociais Alecsandra Praxedes e Joelma Bezerra, aconteceu também nessa terça feira 11/08/2009 um momento de aprendizagem voltado para o “Relacionamento Humano Interpessoal” com o Psicólogo do CRAS, Manoel Jonas, abordando os importantes e diversos aspectos nesta área, refletindo e orientando-os para superarem as dificuldades e propor mecanismos capazes de desenvolver e melhorar as várias formas de relacionamentos existentes.

Os temas desenvolvidos foram: O que é Relações Humanas - Causadores das diferenças individuais - Recursos facilitadores para o processo das Relações Humanas - O que é um Grupo? - O que é Um Grupo de Trabalho? - O que é cooperação? - O que é comunicação? – Barreiras que levam as comunicações ao fracasso – Revista dos “Dez Mandamentos para as Relações Humanas” – Texto trabalhado: “A Lição dos Ganços Selvagens” e a Dinâmica: “Vamos Compartilhar o Presente?.

CRAS DE UPANEMA REALIZA CAPACITAÇÃO

Dando continuidade as ações e serviços desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para famílias, indivíduos e grupos, dentro do projeto: “AÇÃO PSICOSSOCIAL” (projeto desenvolvido pela Equipe Técnica do CRAS), aconteceu nesse sábado 08/08/2009, uma capacitação para mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, atendendo a 15 famílias na sua maioria da comunidade P.A. Esperança, que se beneficiaram com o curso: “Fabricação de Cosméticos”, em que a monitora Srª. Francisca das Chagas ministrou para essas mulheres, ensinado como fabricar sabonetes liquido e sólido, sais, loções biofásicas e cremes esfoliantes, tudo tendo como princípio o mel. Além das parcerias com a Prefeitura Municipal de Upanema e a Secretaria de Urbanismo e Ação Social, o CRAS teve o apoio da Associação dos Produtores Apícolas de Upanema – APAU, através do seu Presidente Edson Rocha e o integrante do conselho fiscal, Sr. Antonio Oliveira.

“Promover capacitações para inclusão à inserção produtiva com beneficiárias do “Programa Bolsa Família”, representa identificar interesses, habilidades e possibilitar a essas mulheres o desenvolvimento de talentos e aptidões pessoais, que permitam melhor a qualidade de vida, no propósito de garantir a autonomia e independência em relação aos programas de transferência de renda”, explica o psicólogo do CRAS, Manoel Jonas.

10 de ago. de 2009

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social promoveu nos dias 05, 06 e 07 de agosto uma capacitação para os conselheiros tutelares eleitos no ultimo pleito.
As Assistentes Sociais Alecsandra Praxedes e Joelma Bezerra ministraram o curso que foi dividido em dois momentos: O primeiro referente aos Direitos da criança e do adolescente, a partir do resgate histórico até a efetivação com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA e como esses direitos estão sendo assegurados no município de Upanema.
No segundo momento foi abordado o tema: papel do Conselheiro Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente e as atribuições dos Conselheiros nos cuidados com esse segmento, ressaltando a importância da ética na execução de suas funções.