30 de jun. de 2010

CRAS - PROJETO “CRIAÇÃO DA GALINHA CAIPIRA” RETORNA AS COMUNIDADES RURAIS

A criação de oportunidades de geração de renda deve ser estimulada entre as famílias vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia. Neste âmbito, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, oferece apoio às famílias atendidas na zona rural. Estas famílias são convidadas inicialmente a participar de ações socioeducativas, com objetivo de sensibilizar para o desenvolvimento de características empreendedoras pessoais.

O projeto “Criação da Galinha Caipira” é um “despertar” para novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda, através da criação de aves para a produção de ovos e ou abate.

Essas mulheres têm novas expectativas de vida, dedicando-se a uma atividade de serviços, estimulando- as a continuidade na ação.

Dependendo do grupo, que é formado por mulheres que representam suas famílias, novos desafios são propostos, para que estejam preparadas para as oportunidades que o mercado oferece, a exemplo do Curso de Fitocosméticos (Fabricação de Produtos de Beleza) que aconteceu em 2009 e teve uma grande aceitação.

O ciclo de desenvolvimento atinge a maturidade quando o grupo conquista autonomia e emancipação dos serviços oferecidos pelo CRAS, com os resultados advindos da comercialização de seus produtos.

As ações do CRAS estimulam, ainda, o resgate da dignidade, a valorização da pessoa e melhor qualidade de vida.


O CRAS realizou entrega de pintos nesta quarta feira (23/06/2010) a 16 familias beneficiárias do Programa Bolsa Família no PA Esperança, representadas por um grupo de mulheres pioneiras neste projeto desde o ano de 2005.




FONTE: SUAS/ CRAS

29 de jun. de 2010

ARRAIÁ FULÔ DE CHEIRO FOI UM SUCESSO

O primeiro "Arraiá Fulô de Cheiro", realizado na última sexta-feira (25/06/2010) superou as expectativas de todos. Uma parceria firmada entre a Secretaria de Urbanismo e Ação Social e o Centro Feminista 8 de Março/Actionaid; união esta, que tem dado certo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Upanema, garantiram a realização deste evento que atraiu multidões na Praça de Eventos Manoel Mário Freire.




Os festejos juninos contaram com desfile matuto, grupo de flautas "Crianças Crescendo Com a Música", casamento matuto, passeio de trenzinho, músicas, comidas típicas, apresentações das quadrilhas "Luar do Sertão" composta por alunos dos Programas e Projetos Sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte e "Raízes do Sertão" composta pela Comissão Municipal de Jovens que fizeram um show na apresentação, destacando-se com a beleza dos figurinos e da coreografia, dando mais brilho aos festejos.


Prestigiaram nosso "Arraiá", a Prefeita Maria Stella Freire, o articulador do Selo Unicef, Danilo Freire, a Tesoureira do município, Socorro Beirutte, os secretários municipais Aisamaque Dalyton, Inácio Araújo e a chefe de gabinete Jane Maria Freitas.


A Sra. Rivanda Bezerra, gestora da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, agradece a presença da imprensa local, através do diretor do Jornal de Upanema, Silva Júnior, bem como toda a população que esteve presente, principalmente os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes dos Programas Sociais e a todos os profissionais que trabalharam e contribuíram para a realização deste acontecimento.





FONTE: SUAS

23 de jun. de 2010

MINISTRA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME ASSINA CONVÊNIOS EM ANGICOS



A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Márcia Lopes, esteve ontem em Angicos-RN para assinar convênios que permitirá a articulação do Programa do Leite do Governo Federal - PAA Leite com o Programa do Leite Estadual. A solenidade aconteceu às 10h na Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão – APASA.

Na mesma solenidade também foi firmado convênio para ampliar o Programa de Construção de Cisternas no interior do Estado. A partir desse contrato serão construídas 2.800 cisternas em 66 municípios do Rio Grande do Norte. Além desses novos convênios, o Governo do Estado e a União renovaram outros já em curso. Um deles é o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta e o outro convênio garantirá a construção de mais 38 unidades de resfriamento de leite. O documento foi assinado pelo governador Iberê Ferreira de Souza e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, Márcia Lopes.

O Programa do Leite é de grande importância para o agricultor familiar, pois garante mercado para esses produtores, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Norte. Esses novos investimentos garantirão uma aquisição diária de 37.988 litros de leite bovino e caprino, beneficiando 2.500 agricultores familiares de 93 municípios do Estado.

De Upanema estiveram presentes a esta solenidade, a coordenadora do PETI, Ivoneide Pereira, a coordenadora de Programas e Projetos Sociais, Francinete Pereira Nunes e a Secretária de Urbanismo e Ação Social, Rivanda Bezerra de Medeiros, que na oportunidade entregou a ministra uma caixa box contendo alguns itens dos resultados dos trabalhos realizados por esta secretaria.



22 de jun. de 2010

TÁ CHEGANDO O ARRAIÁ FULÔ DE CHEIRO! ! !

Os festejos juninos que a Secretaria de Urbanismo e Ação Social estará promovendo nesta sexta feira (25/06/2010) com apoio da Prefeitura Municipal de Upanema e parcerias com o Centro Feminista 8 de Março/ Actionaid e o Centro de Referência de assistência Social – CRAS, contará com a presença das crianças e adolescentes dos programas e projetos sociais que tanto têm se destacado nos “últimos tempos” a exemplo do grupo de flautas “Crianças Crescendo Com a Música” que nesta quinta-feira(17/06/2010) conquistou o 2º lugar no concurso de pífaros, pífanos e cabaçais no “Cidade Junina” em Mossoró.


Será um momento de descontração para as famílias e todos que comparecerem, onde a diversão é a principal ordem de comando. Teremos entre tantas apresentações culturais e artísticas: Passeio de trenzinho, Desfile matuto, Casamento matuto, Quadrilhas, Danças e músicas, Comidas típicas e muita alegria!


Tudo está sendo organizado para acontecer nesta sexta-feira dia 25 de junho a partir das 17:00 horas na Praça de Eventos aqui em Upanema – RN.
Vamos todos prestigiar esse momento!!!
FONTE: SUAS/ CRAS

18 de jun. de 2010

CRIANÇAS CRESCENDO COM A MÚSICA CONQUISTA 2º LUGAR NO FESTIVAL DE PÍFAROS, PÍFANOS E CABAÇAIS.


A 2ª colocação no Festival de Bandas de Pífaros, pífanos e cabaçais do Mossoró Cidade Junina não ofuscou o brilho das crianças e adolescentes dos Projetos e Programas Sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte que integram o grupo de flautas Crianças crescendo com a música.





Concorrendo com o grupo de Areia Branca e dois de Mossoró, as nossas crianças só ficaram atrás da equipe vencedora por 0,5 (meio ponto). A comissão julgadora, composta por três profissionais qualificados, especialistas e conhecedores em cultura popular nordestina na área atribuiu nota 49,5 ao grupo de Areia Branca, enquanto que Upanema ficou com nota 49.



Cada colaborador da comissão identificou nos participantes o potencial de motivar o público, através de critérios, como Figurino, Repertório, Originalidade, Afinação e Ritmo, que contemplou o mapeamento estético das competências dos avaliados.



Cada grupo executou 03 (três) músicas no tempo de 15 minutos para sua apresentação. O grupo de Upanema, representado por 23 crianças da flauta, 08 da oficina de dança e 04 da oficina do teatro, executou as músicas “Pout-Pourri Asa Branca/ A volta da Asa Branca, Sabiá e Que nem jiló”.



Antes de serem anunciadas as equipes vencedoras, todos os grupos foram chamados ao palco para tocar juntos as músicas Assum Preto e Asa Branca.






17 de jun. de 2010

GRUPO DE PÍFANOS DE UPANEMA DEFENDE HOJE TÍTULO NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA


Mais uma vez os alunos dos Programas e Projetos Sociais (PETI, Projovem e Educarte), que integram o grupo de Flautas “Crianças crescendo com a música”, da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, irão participar do Festival de Bandas de Pífaros, Pífanos e Cabaçais no Mossoró Cidade Junina.

O encontro é realizado desde o ano de 2003 pela Prefeitura Municipal de Mossoró, na Praça de Eventos e reúne grupos de diversas cidades, como Areia Branca, Grossos, Baraúna, além de grupos locais, com o objetivo de difundir e fortalecer as bandas que se mantém vivas. No ano de 2008, os alunos ficaram com a 2ª colocação. Já no ano de 2009, a desenvoltura, a garra e o entusiasmo com que as crianças se apresentaram, rendeu ao grupo o título de campeão. Este ano, o encontro acontecerá hoje, dia 17 de junho, a partir das 20:00h.

PÍFANO - O pífano é um instrumento rústico de sopro, feito de taboca – uma espécie de bambu – com sete furos, seis pra dedilhar e outro para soprar. De influência indígena, concentrou-se no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Nordeste. Na feição nordestina a banda de pífanos é uma criação do mestiço brasileiro, que com sua criatividade e intuição musical adaptou o instrumental, dando-lhe a forma típica pela qual é conhecida no folclore brasileiro.
Por toda a região Nordeste do Brasil e nos estados de Minas Gerais e Goiás são usados várias termos para denominar o conjunto: Banda de Pífanos, Banda de Pife, Música de Pife, Zabumba, Cabaçal, Esquenta-Mulher, Banda de Negro, Terno, Banda de Couro (Goiás), Musga do Mato, Pipiruí (Minas Gerais).
Assim como a sua denominação varia, a sua composição também tem sensíveis diferenças, mas seus instrumentos básicos são dois pífanos, um surdo, um tarol e um bombo ou zabumba.
Em Pernambuco, é composta por dois pífanos, uma caixa, um bombo, um surdo e um tambor.
Em Alagoas, além dos instrumentos básicos acrescenta-se um par de pratos e em certos grupos um triângulo e até um maracá para maior sonoridade.
No Ceará, também acrescenta-se prato e triângulo e em Sergipe o triângulo e o ganzá.
Em Goiás, a Banda de Couro, como é chamada, é composta por bombo, caixa ou tarol e viola.
FONTE: http://upanema.blogspot.com/ (UPANEMA NEWS)

15 de jun. de 2010

MUDANÇA NO CADASTRO ÚNICO


Durante os dias 08, 09, 10 e 11 de Junho, as técnicas do Cadastro Único de Upanema-RN, Francinete Pereira, Rita Roseane e Kátia Kathariny estiveram em Natal participando do curso "Novos Formulários do CadÚnico - Capacitação de Instrutores". O evento contou com a participação de 210 entrevistadores de 62 municípios do RN, os quais tiveram a oportunidade de conhecer as novas mudanças que o maior banco de coleta de dados das famílias brasileiras trará na nova versão.


No total, foram ministradas 32 horas aulas divididas em sete turmas, em que todos passaram por uma qualificação, no intuito de habilitar-se para o exercício da profissão. Uma das mudanças se dá em torno do maior detalhamento das informações prestadas pelas famílias que apresentam vulnerabilidade social. A grande novidade é que a partir de setembro, moradores de ruas, povos indígenas e comunidades quilombolas deverão obrigatoriamente ser cadastrados, uma vez que a versão atual não permite o acesso destes.

Outra novidade é que, apenas os aprovados neste curso estão aptos a trabalhar no cadastramento e inclusão de famílias no CadÚnico. O novo aplicativo só deverá estar disponível aos municípios no mês de setembro. Uma das exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS é que os gestores passem a utilizar o sistema Banda Larga para internet, visto que é um dos requisitos principais para o envio e recebimento dos dados dos membros das famílias. Atualmente a base de dados do CadÚnico é offline enquanto que a nova versão será em tempo real, ou seja, online, eis o motivo dessa exigência.

TÁ CHEGANDO ! ! !



FONTE: SUAS

14 de jun. de 2010

MDS DESTINARÁ RECURSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE MAIS 3.239 CENTROS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


O anúncio foi feito pela ministra Márcia Lopes durante lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, em Brasília. Os centros são equipamentos públicos cofinanciados pelo MDS.


Mais 3.239 Centros de Assistência Social serão criados em todo o País para atendimento à população pobre e aos casos de violação de direitos, entre eles, o trabalho infantil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10/6), pela ministra Márcia Lopes, durante lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, em Brasília. Os centros são equipamentos públicos cofinanciados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A expansão será de 1.865 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 1.374 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Crianças participam de lançamento da campanha contra o trabalho infantil, em Brasília

FONTE: CRAS

13 de jun. de 2010

COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi comemorado neste sábado em mais de 60 países. Em Upanema, a Secretaria de Urbanismo e Ação Social e a prefeitura organizaram atividades durante a tarde dessa última sexta feira (11) onde o ponto alto foi uma caminhada que ocorreu com alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Projovem Adolescente, Projeto Educarte, membros do Conselho Tutelar, COMDICA, Comissão Municipal Pró-selo Unicef, Guarda Municipal e os profissionais da Secretaria de Urbanismo e Ação Social.






Todos pelas principais avenidas do centro para despertar a conscientização da sociedade contra a exploração de crianças e adolescentes.




O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foi criado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). No Brasil o evento é promovido por diversos parceiros, entre eles, o Ministério de Defesa e Combate a Fome (MDF), Ministério do desenvolvimento social e Combate a Fome (MDS), Ministério Público Estadual do Trabalho, Superintendência de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) .
Segundo Alecsandra Praxedes, Assistente Social da SUAS, o objetivo da caminhada é mobilizar a comunidade para a necessidade de combater o trabalho infantil na nossa sociedade. Toda a comunidade foi convidada a participar desta ação, “É importante lembrar que quando contratamos uma babá de 14 anos para tomar conta de nosso filho, ou para trabalhar em uma barraca na feira livre, em uma oficina, em uma lanchonete, infringimos a lei que é do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), contribuindo para a exploração do trabalho infantil”, explica ela.




FONTE: SUAS/ CRAS