30 de set. de 2010

DESCONTRAÇÃO


Ontem (30/09), os instrutores dos programas e projetos sociais PETI e Educarte, Thaiza Gabrielly e Railson Honorato planejaram uma aula diferente. Em vez de flauta e dança, as crianças tiveram a oportunidade de confeccionar um bloco de anotações de EVA.
Conversando com os alunos, eles disseram que a aula foi bastante agradável e que deveria ter outras desse tipo, aprovando a iniciativa. É sempre bom diversificar a dinâmica das aulas. Com materiais simples podemos proporcionar aulas atrativas e momentos de descontração para as crianças.

29 de set. de 2010

RECONHECIMENTO


Por ter conquistado a 2ª colocação no Festival de Pífanos e Cabaçais no Mossoró Cidade Junina, as crianças e adolescentes dos programas e projetos sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte, ganharam uma viagem a capital do Estado no último domingo (26/09).

O Grupo de Flautas “Crianças crescendo com a música”, composto por aproximadamente 35 crianças tiveram um dia bastante agradável. Iniciando esse passeio, a parada para o café da manhã foi em Lajes. Em Natal, a primeira parada foi na Praça Cívica, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio dos Esportes. Lá, estudantes assistiam a um aulão preparatório para o concurso vestibular; iniciativa do professor Aluísio Machado.

De lá, fomos à Praia do Forte, em que conheceram a Fortaleza dos Reis Magos. Marco colonizador português. Primeiro núcleo da cidade de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599. Saindo do Forte, passamos pela Ponte de Todos Newton Navarro e seguimos para a Praia da Redinha, onde na ocasião conheceram o maior aquário do Nordeste, com 62 espécies de animais, como tubarão, pingüins, peixes de corais e de água doce, além de mini-zoológico, como também participaram de uma palestra ministrada por um aluno do 2º período do curso de Biologia.

O almoço foi no Restaurante Tábua de Carne da Via Costeira, lugar aprazível e com uma bela vista para o mar, saboreando deliciosos pratos.

A nossa última parada aconteceu no Shopping Midway Mall, que com uma sorvetada nos despedimos desse dia que marcará a vida de nossas crianças e adolescentes.










28 de set. de 2010

PROJETO CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA

Na última quarta-feira (22/09) as técnicas do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Iara Balbino e Ácquila Raquel visitaram as beneficiárias do Projeto Galinha Caipira no Assentamento Esperança. Do total de 32 famílias inscritas no projeto, 16 tinham sido contempladas no mês de junho, outras 16 receberam 20 pintos de postura cada uma, durante esta visita.

Essa ação tem como objetivo emancipar as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, oportunizando-as para a geração de trabalho e renda. A criação de oportunidades de geração de renda deve ser estimulada entre as famílias vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia.

AUTO DA LIBERDADE


As crianças e adolescentes que são atendidas pelos programas e projetos sociais da Secretaria de Urbanismo e Ação Social – SUAS prestigiaram nesta quinta-feira (23/09) o Espetáculo Auto da Liberdade na cidade de Mossoró.


O espetáculo é uma homenagem aos quatro atos libertários daquela cidade: Motim das Mulheres, Resistência ao Bando de Lampião, Primeiro Voto Feminino da América Latina e Libertação dos Escravos.


Além de prestigiar o evento as crianças tiveram oportunidade de adquirir conhecimento sobre a luta do povo mossoroense, através do efeito transformador que a arte exerce sobre a humanidade.

24 de set. de 2010

BAILE SOCIAL


O público aprovou a Banda LP 48. A prova é que foi convidada para se apresentar no Baile Social, dentro da programação da Festa de Emancipação do município. Elegantemente vestidos, os meninos deram seu show e já começaram a receber convites para se apresentarem em outros eventos. Desejamos sucesso a Banda!

23 de set. de 2010

II INTERCÂMBIO CULTURAL DO SERTÃO







O II Intercâmbio Cultural do Sertão, promovido pela Secretaria de Urbanismo e Ação Social com total apoio da Prefeitura Municipal, ocorrido na última sexta-feira (17/09) foi sucesso absoluto.

Às 14h as autoridades do município e os convidados das cidades de Areia Branca, Mossoró e Luis Gomes foram recepcionados com a Fanfarra Projovem, que com o seu som original agradou o público presente.

No palco, a Orquestra Sanfônica da cidade de Mossoró, sob a regência de Cláudio Araújo, composta por integrantes de diversas idades, iniciou as apresentações com um repertório tipicamente regional. Em seguida, a Banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva, fez uma bela apresentação. Com um novo repertório, encerrou o seu show ovacionada pelos convidados.

Dando continuidade ao evento, se apresentaram o Grupo de Flautas Crianças crescendo com a música, alunos da oficina de violão, teclado ( com participação de alunos nos vocais), assim como o Coro Encanto, formado por crianças dos projetos e o Coral Conductus, composto por adolescentes.

Encerrando as apresentações da cidade de Upanema, a Banda LP 48, formada há aproximadamente 2 meses, levantou o público. Com uma seqüência de músicas dos anos 60, animou todos que lotavam o Centro de Convenções.

Em seguida, a cidade de Areia Branca apresentou uma Peça Teatral, de autoria do instrutor Paulo Henrique, que abordava uma cena da vida real. Intitulada “Drogas: pra que me queres?”, a peça alertou crianças e adolescentes sobre as conseqüências que esta traz para suas vidas.

Encerrando as apresentações, a cidade de Luis Gomes fez uma linda exibição com um grupo de violinos, chamado Camerata Jovem, que tem a sua frente o regente Leandro Oliveira.

Ao final, todos os convidados, alunos e profissionais foram conduzidos a SUAS para um jantar de confraternização.

AMIGOS PARA SEMPRE

















O tema que a Secretaria de Urbanismo e Ação Social apresentou no Desfile Cívico de Emancipação Política do município este ano foi Amigos para sempre, numa forma de agradecer e homenagear os funcionários que passaram pela SUAS, assim como pela colaboração no avanço e melhoria da Assistência Social no município.
A Secretaria que tem a frente Rivanda Bezerra encerrou o desfile com uma belíssima apresentação. As 11 alas que a compuseram representaram todos os programas desenvolvidos por esta secretaria, desde as oficinas de dança, teatro, música, informática, uma ala de representantes de beneficiários do Programa Bolsa Família, como também o Conselho Tutelar.

15 de set. de 2010

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O DESFILE CÍVICO


A Secretaria de Urbanismo e Ação Social - SUAS anda a mil por hora. A pouco mais de vinte e quatro horas para o início do Desfile Cívico em alusão a Emancipação Política do município, profissionais, alunos e prestadores de serviço acertam os últimos detalhes para esse grande evento. A secretaria leva esse ano para a avenida o tema Amigos para sempre, que presta homenagem aos ex-funcionários da SUAS.

TABU DE CHEIRO


Na última segunda-feira (13/09) os alunos da Oficina de Teatro da Secretaria de Urbanismo e Ação Social participaram da abertura da Semana de Prevenção contra o Câncer de Boca, promovida pela Secretaria de Saúde. A peça intitulada Tabu de Cheiro conta a história de um empresário (dono de uma fábrica de cigarro) que também era fumante e devido a isso teve sérios problemas de saúde. Após vários anos de tratamento teve sua saúde recuperada e transformou essa fábrica em uma loja de cosméticos, cujo nome do empreendimento foi Tabu de Cheiro Cosmético e Perfumaria. A peça, com texto e produção de Américo Oliveira, teve como objetivo despertar a população para os malefícios causados pelo fumo, assim como suas conseqüências.

CURSO DE CONFECÇÃO DE ALMOFADA E MEIA DE SEDA

Aconteceu na última sexta-feira (10/09), o curso de Confecção de almofada e meia de seda, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com recursos do IGD. Ao todo participaram 25 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, que sob orientação das instrutoras Railma e Ceição, ambas de Mossoró, fizeram belíssimos trabalhos manuais.

10 de set. de 2010

FGV: 20,4 MILHÕES DE PESSOAS SAÍRAM DA POBREZA DESDE 2003

Em 2009, o índice de pobreza no Brasil caiu 4,3%. Se em 2008 havia 29,8 milhões (16,02%) de pessoas nessa situação, no ano passado o número baixou para 28,8 milhões (15,32%), um milhão a menos. É o que mostra estudo, divulgado nesta sexta-feira (10), que a Fundação Getulio Vargas produz anualmente desde 1992.

De acordo com o levantamento, que leva em conta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, 20,4 milhões de pessoas deixaram a pobreza desde 2003. Naquele ano, 28,12% dos brasileiros eram considerados pobres, ou seja, tinham renda mensal de até R$ 140 em valores atuais.

Dados da fundação registram queda constante na taxa de pobreza a partir de 2003. Em 2006, pela primeira vez, o Brasil passou a ter menos de 20% da sua população em situação de pobreza.“O tamanho do bolo brasileiro está crescendo mais rápido e com mais fermento entre os mais pobres”, relata o estudo coordenado pelo economista Marcelo Neri.

A pesquisa revela que a renda per capita dos brasileiros aumentou 2,4% de 2008 para 2009, o que ajudou no combate à desigualdade e na redução da distância entre ricos e pobres. Entre os fatores que contribuíram para a queda da desigualdade, estão os reajustes do salário mínimo, o desempenho do mercado de trabalho e programas sociais como o Bolsa Família.

“Os índices que estão aí são todos favoráveis. A desigualdade no Brasil está tendo uma queda como nunca se viu. Os índices das políticas sociais são absolutamente favoráveis e, no campo do sistema de proteção social, temos avançado muito”, argumenta a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.

Segundo o estudo, “aumentos do Bolsa Família e de outros programas não previdenciários tendem a beneficiar predominantemente a classe E, que tem 18,5% de seus proventos nessa modalidade de renda”. O trabalho da FGV pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico http://www.fgv.br/cps/ncm/.

www.mds.gov.br/saladeimprensa

FONTE: MDS



BANDA LP 48 FAZ HOMENAGEM A PREFEITA MARISTELA


Nas primeiras horas da manhã de hoje (10/09) a prefeita Maristela foi surpreendida por um grupo de amigos que numa só voz e sob o comando da banda LP 48 renderam homenagens em torno do seu aniversário.

Depois de uma serenata, de muitas falas e da exposição de um vídeo em que narrava sua trajetória, a animação ficou por conta da banda revelação, que apresentou um repertório de excelente qualidade e agradou a todos os presentes.

8 de set. de 2010

BANDA FILARMÔNICA PARTICIPA DE DESFILE CÍVICO NA CIDADE DE CARAÚBAS

A Banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva participou ontem (07/09) das comemorações alusivas ao 07 de Setembro na cidade de Caraúbas-RN. Os meninos fizeram bonito na avenida. Por onde passavam levantavam aplausos e encantavam a todos, especialmente por ser uma banda composta por crianças e adolescentes.

O tradicional desfile daquela cidade contou com a participação de dezenas de escolas e entidades do município. A comissão organizadora do evento agradeceu a presença da banda, e parabenizou o desempenho dos alunos pela brilhante apresentação. Um grande público prestigiou esse acontecimento.