19 de mai. de 2011

A BOLA ESTÁ COM VOCÊ

18 de maio 2011


“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie. A bola está com você”. Este é o slogan da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para este ano de 2011.


A mobilização nacional no 18 de maio, realizada todos os anos, busca sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema, além de estimular e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência contra meninas e meninos.


Em Upanema, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Urbanismo e Ação Social -SUAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Comissão Pró-Selo Unicef promoveram atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar na construção de uma consciência coletiva da população sobre a importância de se combater essa prática.


Na segunda-feira (16/05), foi realizada uma blitz no centro da cidade, com entrega de panfletos, abordando o tema e evidenciando sua importância. Na terça-feira (17/05), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Givanilson Gonçalves, participou do programa do Conselho Tutelar, transmitido pela FM Liberdade, no qual expôs o papel desse conselho no que diz respeito aos direitos desse segmento, além de destacar a seriedade de se trabalhar uma data como essa. E na quarta-feira (18/05), foi realizada, no Clube municipal, uma palestra para os pais/responsáveis das crianças e adolescentes dos programas PETI, Projovem e Educarte.


Na ocasião, a assistente social Alecsandra Praxedes explicou o porquê desse dia 18 de Maio, já que muitos ainda não conhecem o sentido dessa data e convocou a população para contribuir com a redução dos índices de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, atuando na garantia dos direitos de nossos pequenos cidadãos.


O conselheiro Edson Bezerra destacou a importância de denunciar os casos que existem para que os agressores sejam punidos e ainda, falou da atuação do conselho tutelar frente a essa triste realidade. Na seqüência, foi apresentada uma encenação teatral, que ilustrava a situação vivenciada por muitas crianças, denominada Anjos sem asas.


Logo em seguida, foi realizada uma caminhada de sensibilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo diversos segmentos da sociedade (crianças, adolescentes, profissionais, pais/responsáveis, prefeita, secretários, conselho tutelar, CMDCA, Comissão Pró-selo Unicef, Escolas, sindicatos, igreja, Rádio FM, etc), pelas principais ruas da cidade. Já na praça de eventos, sob as bençãos do padre Francinaldo Macário, foram encerradas as manifestações de combate, no qual deixou uma mensagem de paz, convocando todas as pessoas a se engajarem nessa luta e assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, se responsabilizando pela proteção da infância e adolescência no Brasil, assegurando-lhes uma vida digna, saudável e feliz.


Campanha desse ano
O símbolo da campanha deste ano é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representando a sociedade em torno do problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade. De acordo com o ministério, é preciso ação conjunta para reduzir a incidência que aumenta em períodos festivos de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para fazer denúncias, basta ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias também podem ser feitas pelo site http://www.assischateaubriand.pr.gov.br/noticias/%22www.disque100.gov.br/%22 ou pelo endereço eletrônico http://www.assischateaubriand.pr.gov.br/noticias/%22mailto:disquedenuncia@sedh.gov.br%22.


Governo divulga novo mapa das denúncias sobre exploração sexual infantil


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes.


Dados do Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela SDH/PR, mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.


18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data marca o crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.


11 de mai. de 2011

DIA DAS MÃES

Domingo (08/05) foi um dia de muita festa. A Prefeitura Municipal de Upanema, através da Secretaria de Urbanismo e Ação Social - SUAS, realizou a festa das mães do município. Tendo como palcos o Clube Municipal e o Ginásio de Esportes Wilneram Cabral, estes eventos contaram com um número expressivo de mães e autoridades locais.


Logo pela manhã, foi oferecido um café para todos os idosos do município, no Clube municipal. Lennon Vitorino, aluno da SUAS, presenteou as mães cantando uma música, que ressalta a paz e os conselheiros tutelares Nita e George leram uma mensagem.


Depois, a prefeita Maria Stella, os secretários Inácio Araújo (Educação), Ana Fernandes (Secretaria de Urbanismo e Ação Social), Dário Alexandre (diretor da Escola Estadual Alfredo Simonetti), e Simone Bezerra (diretora da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha) seguiram até o sítio Pereiros levando mensagens e brindes para as mães daquela comunidade.


DSC_0005DSC_0025DSC_0010DSC_0053DSC_0073DSC_0080DSC_0085DSC_0112DSC_0130DSC_0138DSC_0145DSC_0153DSC_0179


Às 16:00h a Banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva recepcionou os convidados no Ginásio de Esportes. Em seguida, houve a composição da mesa das autoridades, que contou com a presença da prefeita municipal, Maria Stella Freire, vice-prefeito Manoel Carlos, diversos secretários e conselheiros tutelares. A secretária de Urbanismo e Ação Social, Ana Fernandes deu as boas-vindas ao público presente e posteriormente a prefeita municipal Maria Stella, também deixou sua mensagem a todas as mães.


A irmã Evânia proferiu sobre a Mulher que é Mãe, na qual foi bastante aplaudida, juntamente com a Banda Louvores que libertam da Igreja Assembléia de Deus.


Na seqüência, o grupo de dança, que tem a frente o coreógrafo Railson Honorato, composto por crianças e adolescentes dos programas sociais da SUAS, se apresentou para todos que se encontravam no evento. Os alunos Fred Henrique e Aline Raiane (ambos do PETI), fizeram leituras de mensagens, homenageando as mães.


Sob a responsabilidade de Halisson Gama, o Grupo de flautas Crianças crescendo com a música, exibiu o seu trabalho e o grupo de teatro, que tem como instrutor Américo Oliveira encenou uma peça intitulada “Um encontro Chamado Mãe”, de autoria do próprio Américo.


A Fanfarra Projovem, que conta com o apoio de Baiano Júnior, mostrou o seu som puro e original. Enquanto isso, as mães foram se deliciando com um saboroso jantar do Elle Buffet e eventos.
Encerrando essa grande festa, foram entregues lembrancinhas para cada mãe presente e entre uma homenagem e outra, foram sorteados vários brindes, sendo entregues pelas autoridades.


DSC_0032


DSC_0040


DSC_0049


DSC_0116


DSC_0172


DSC_0249


DSC_0251


DSC_0280


DSC_0283


DSC_0289


DSC_0291


DSC_0293


DSC_0317


DSC_0332


DSC_0338


DSC_0389


DSC_0395


DSC_0398


DSC_0401


DSC_0404


DSC_0406


DSC_0410


DSC_0412


DSC_0414


DSC_0416


DSC_0422


DSC_0472