6 de ago. de 2011

V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Com o tema OS AVANÇOS NA CONSOLIDAÇÃO DO SUAS, COM A VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES E A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO, DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E BENEFÍCIOS e lema CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR SEUS TRABALHADORES, foi realizada nesta sexta-feira, 05 de Agosto, na Casa de Shows Portal do Sol, a V Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no município de Upanema-RN e na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, representantes do governo e sociedade civil se reuniram para debater e decidir as prioridades para a política de Assistência Social para os anos seguintes.

A mesa das autoridades foi composta pelo Prefeito do Município, em exercício, Manoel Carlos de Oliveira, vereador Oséas Monthalggan, a gestora da Secretaria de Urbansimo e Ação Social, Sr.ª Ana Maria Fernandes, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sr. Francisco Cazuza, a representante do Ministério Público Maria José, a representante dos usuários da Assistência Social, a Srª. Maria da Conceição Gama, o padre Francinaldo Macário e a conferencista Maira Leiliane.

As Crianças e adolescentes dos Programas e Projetos Sociais PETI, Educarte e Projovem Adolescente, recepcionaram os participantes com a apresentação da Banda de Música Ivaldete Basílio da Silva, seguido da participação do Grupo de Flautas Criança Crescendo com a Música e a performance do Grupo Artístico de Upanema-GAU, no qual retratou uma cena de uma família que havia tido o benefício do bolsa família cancelado, por não cumprir as condicionalidades.

Após a explanação da conferencista, Maira Leiliane (Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação do município de Assu e vice-diretora administrativa do COEGEMAS), a qual direcionou as discussões contemplando os subtemas, visando discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização, todos os participantes foram direcionados aos grupos de trabalho.

Nos grupos, as discussões se tornaram mais intensas. Os facilitadores levantaram algumas questões para reflexão, para que em seguida, os representantes das diversas entidades e governo pudessem discutir elementos e fazer um balanço da situação da política de Assistência Social no município, apontando as reais necessidades e levantando propostas, que foram aprovadas pela plenária como Deliberações da V Conferência Municipal de Assistência Social, seguindo as orientações dos quatro subtemas:


Subtema I: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS;

Subtema II: Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais;
Subtema III:
Fortalecimento da participação e do controle social;
Subtema IV:
Centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.


Ao final dos trabalhos foi realizada a votação para escolha de dois delegados representantes do município, sendo um representante da sociedade civil e o outro do governo, os quais terão a responsabilidade de levar ao Conselho Estadual de Assistência Social as propostas elencadas pela plenária na VIII Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em Natal, nos dias 04, 05 e 06 do mês de outubro.


É válido lembrar que a V Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada pelo CMAS, entretanto contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Upanema e de uma equipe de profissionais competentes da Secretaria de Urbanismo e Ação Social que não mediu esforços e contribuiu de forma bastante significativa no planejamento, organização e realização de tão importante evento para Assistência Social de nosso município.