5 de abr. de 2012

SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL PARTICIPA DO XIV CONGEMAS

O XIV Encontro Nacional do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social aconteceu no Centro de Convenções em Fortaleza –CE nos dias 21, 22 e 23 de março.

Com o tema Entre o Suas e o Plano Brasil sem miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais, o Encontro Nacional do Congemas, deste ano, teve como objetivo debater a implementação do Sistema Único de Assistência Social e as ações do Plano Brasil sem Miséria nos municípios, reforçando a necessidade da intersetorialidade para a consolidação das ações de combate à pobreza e extrema pobreza no país.

Durante os três dias foram disponibilizadas 21 oficinas para os participantes do XIV Encontro Nacional do CONGEMAS, com o objetivo de contribuir com o processo de implementação do SUAS nos Municípios brasileiros.

A Secretária de Urbanismo e Ação Social, Ana Maria Fernandes, participou do segundo maior evento da Política de Assistência Social em todo Brasil e fez parte das discussões das oficinas Financiamento e co-financiamento do Suas: orçamento público e Gestão dos fundos de assistência social e Dialogando com o Plano Nacional de Enfrentamento ao crack e Outras drogas.

O Encontro Nacional do Congemas tem como objetivo fortalecer a formação e articulação política dos gestores municipais de Assistência Social, para a efetivação da Política de Assistência Social como política pública, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) quanto à universalidade, descentralização e intersetorialidade.