20 de jul. de 2012

CADASTRO ÚNICO

A assistente social, Iara Balbino e a técnica Leidiane Moura, ambas da equipe volante do CRAS estão realizando há um mês visitas domiciliares aos beneficiários do Programa Bolsa Família que tiveram seus nomes incluídos na relação da revisão cadastral 2012.
Essas visitas têm o objetivo de sensibilizar as famílias a procurarem o setor do Cadastro Único para informar se houve alguma alteração na composição familiar, mudança de endereço, se mudou a renda da família, se as crianças mudaram de escola, ou seja, pessoas que há dois anos não atualizaram seus cadastros precisam prestar essas informações.
As comunidades já visitadas foram Bom Lugar, Baixa do Juazeiro, Umari, Pereiros, Esperança, Sombreiro, Salgado, Pau Darco e Retiro.




Equipe Volante do CRAS


Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.

Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território.  A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. 

A Equipe Volante é ainda responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda, para serviços da Proteção Especial e para serviços de outros setores, sempre que couber.

6 de jul. de 2012

SEMINÁRIO



A Sr.ª Ana Maria Fernandes Costa e a nova secretária de Urbanismo e Ação Social Maria Helena Freire Pereira, participaram ontem, 05 de Julho, do Seminário sobre Gestão dos Recursos Financeiros Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social - IGD SUAS e Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família – IGD PBF, no Hotel Pirâmide, Via Costeira em Natal-RN. Das 08:30 às 13:00h elas receberam orientações sobre a aplicação correta desses recursos, ou seja, como gastar, no que pode ser gasto, como pode ser feita a reprogramação desses recursos, etc.


O evento, contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, técnicos da SETHAS e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, contadores e presidentes dos conselhos municipais de assistência social dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Também participaram do seminário a coordenadora de prestação de contas do Fundo Nacional de Assistência Social, Vitória Silva Batista, e o coordenador geral de Execução Orçamentária e Financeira da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Sérgio Monteiro da Silva, ambos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS.

O seminário teve o objetivo de instrumentalizar os municípios quanto à aplicação dos recursos do Sistema Único de Assistência Social e do Programa Bolsa Família, dotando-os de condições para desenvolver mecanismos que assegurem a consolidação de resultados positivos na condução e aplicação desses recursos, enquanto estratégia de aprimoramento da gestão SUAS e do Programa Bolsa Família.