Todos os municípios brasileiros devem responder ao Censo SUAS, independentemente de terem ou não Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Neste ano, o Censo será composto por quatro questionários específicos:
- O “Questionário da Gestão” deve ser respondido por todos os municípios e estados e coletar informações gerais sobre as secretarias municipais e estaduais de Assistência Social;
- O “Questionário dos “Conselhos” deve ser respondido por todos os conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, que coleta informações sobre a estrutura e funcionamento dos conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, assim como dos seus respectivos conselheiros;
- O “Questionário dos CRAS” coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos dessas unidades. Deve ser respondido apenas pelos municípios que já possuem essas unidades;
- O “Questionário dos CREAS” coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos dessas unidades. Deve ser respondido apenas pelos municípios que já possuem essas unidades.
Os questionários dos CRAS, assim como os dos CREAS, devem ser preenchidos de acordo com o número de unidades existentes no município. Exemplo: se o município possui cinco CRAS, ele deve preencher cinco questionários, um para cada unidade.
Para acessar e preencher os questionários eletrônicos, que em breve estarão disponíveis nesta página, os municípios, estados e conselhos devem utilizar o mesmo login e senha do SuasWeb. É importante ficar atento ao calendário que especifica a data de abertura e encerramento do acesso aos formulários. Isso porque, a depender do tipo de questionário, há uma data específica de acesso.
O preenchimento criterioso do Censo SUAS 2010 constitui elemento indispensável para o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, conseqüentemente, para a consolidação da rede de proteção social no Brasil.
FONTE: MDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário