Os problemas de relação “pai-filho” freqüentemente têm um impacto na apresentação e na manutenção do sofrimento afetivo e na atuação comportamental na criança e nos jovens, portanto, o envolvimento dos pais nos acompanhamentos realizados pelas Assistentes Sociais e o Psicólogo na SUAS/ CRAS, é um componente lógico que não deve ser minimizado.
Fornecer informações aos Pais e trabalhar cooperativamente com eles para identificar comportamentos e habilidades-alvo, estar sendo uma estratégia dessa equipe, realizando encontros com pais e responsáveis por crianças e Jovens que participam dos projetos e programas sociais.
Os encontros realizados em forma de palestras sucederam-se esta semana nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro/2009 no plenário da Câmara Municipal, e os pais tiveram a oportunidade de participar desses momentos com o objetivo de aumentar a freqüência de comportamentos adequados para seus filhos.
A assistente Social Alecsandra Praxedes (SUAS) explica: “os pais podem dar informações valiosas sobre os comportamentos dos filhos e nós compartilhamos com eles estratégias que se bem empregadas, lhes darão planos de jogos específicos para alcançar os objetivos”.
A Assistente Social Joelma Fernandes (CRAS) ressalta a importância de trabalhar os pais a educação “devemos nos assegurar de que eles (os pais) tenham informações básicas gerais, como conhecimento do comportamento adequado ao desenvolvimento e reconhecimento dos antecedentes e das conseqüências do comportamento. Nós os educamos através de discussões, dinâmicas e ainda slides: (Práticas de Boas Maneiras) que auxiliaram os pais na implementação de estratégias comportamentais”.
O Psicólogo Manoel Jonas (CRAS) propôs aos pais, o treinamento parental ensinando-os a reforçar o bom comportamento de seu filho. “é uma idéia compartilhada pela maioria de nós psicólogos. Reforço é um termo um pouco armário de bugigangas para qualquer coisa que ocorra após um comportamento bom a fim de aumentar sua freqüência. É uma estratégia comportamental básica que geralmente produz resultados rápidos. O reforço ou recompensa pode envolver dar alguma coisa positiva (não apenas brinquedos) como elogios, abraços, folga ou remover alguma coisa negativa, como ter cumprir tarefas domésticas. O importante é saber dar o reforço na hora certa e adequada”.
Fornecer informações aos Pais e trabalhar cooperativamente com eles para identificar comportamentos e habilidades-alvo, estar sendo uma estratégia dessa equipe, realizando encontros com pais e responsáveis por crianças e Jovens que participam dos projetos e programas sociais.
Os encontros realizados em forma de palestras sucederam-se esta semana nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro/2009 no plenário da Câmara Municipal, e os pais tiveram a oportunidade de participar desses momentos com o objetivo de aumentar a freqüência de comportamentos adequados para seus filhos.
A assistente Social Alecsandra Praxedes (SUAS) explica: “os pais podem dar informações valiosas sobre os comportamentos dos filhos e nós compartilhamos com eles estratégias que se bem empregadas, lhes darão planos de jogos específicos para alcançar os objetivos”.
A Assistente Social Joelma Fernandes (CRAS) ressalta a importância de trabalhar os pais a educação “devemos nos assegurar de que eles (os pais) tenham informações básicas gerais, como conhecimento do comportamento adequado ao desenvolvimento e reconhecimento dos antecedentes e das conseqüências do comportamento. Nós os educamos através de discussões, dinâmicas e ainda slides: (Práticas de Boas Maneiras) que auxiliaram os pais na implementação de estratégias comportamentais”.
O Psicólogo Manoel Jonas (CRAS) propôs aos pais, o treinamento parental ensinando-os a reforçar o bom comportamento de seu filho. “é uma idéia compartilhada pela maioria de nós psicólogos. Reforço é um termo um pouco armário de bugigangas para qualquer coisa que ocorra após um comportamento bom a fim de aumentar sua freqüência. É uma estratégia comportamental básica que geralmente produz resultados rápidos. O reforço ou recompensa pode envolver dar alguma coisa positiva (não apenas brinquedos) como elogios, abraços, folga ou remover alguma coisa negativa, como ter cumprir tarefas domésticas. O importante é saber dar o reforço na hora certa e adequada”.
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