27 de fev. de 2013

PROGRAMA DO LEITE




A Secretaria de Urbanismo e Ação Social deu início hoje, 27, a uma maratona de visitas às comunidades rurais para realização de reuniões com os beneficiários do Programa do Leite. Isso porque está havendo algumas irregularidades no que diz respeito ao recebimento desse benefício por alguns usuários. Ou seja, pessoas que estão dentro dos critérios estão fora do programa, enquanto outras, que não têm perfil, estão recebendo o leite.

Hoje foi a vez de conversarmos com os beneficiários do P.A. São Manoel, São Sebastião e Sombreiro. A equipe da SUAS está preenchendo um cadastro reserva, para aqueles que têm perfil para receber o leite e outro para quem já recebe, visando constituir uma nova relação e encaminhar a EMATER- Natal, para que sejam enviados novos cartões. Depois de concluir esse trabalho na zona rural, a equipe irá fazer o mesmo levantamento na zona urbana. Nessas reuniões também está sendo feita a entrega de cartões de beneficiários que ainda não tiveram acesso ao benefício. Para se ter uma idéia, havia ainda na secretaria 80 cartões.


Pensando no bem-estar das famílias, o prefeito Luiz Jairo contratou um morador da localidade para levar gratuitamente o leite até os beneficiários, uma vez que ele tomou conhecimento de que cada família paga o equivalente a 12,00 reais para receber o leite em casa.

O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar. Para ser beneficiário consumidor do Programa as famílias precisam possuir renda per capita (por pessoa) no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:

I-             Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas unidades básicas de saúde e que façam exame pré-natal;
II-            Crianças de 02 anos até 07 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;
III-           Nutrizes até 23 meses após o parto e que amamentam, no mínimo até o segundo ano de vida da criança;
IV-          Pessoas com 60 anos ou mais;
V-           Outros desde que justificado e autorizado pelo Concelho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-SESAN.




21 de fev. de 2013

AQUISIÇÃO



A Secretaria de Urbanismo e Ação Social acaba de fazer mais uma aquisição. Trata-se de uma TV LCD Semp 32 polegadas. Esta TV está instalada na recepção e tem o objetivo de expor vídeos educativos com informações sobre os programas sociais, enquanto os usuários aguardam o atendimento para algum serviço da Assistência Social. É o cidadão cada vez mais informado a cerca de seus direitos.

PREFEITO LUIZ JAIRO VAI A NATAL EM BUSCA DE MELHORIAS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL


Durante todo o dia desta quarta-feira, 20 de Fevereiro, o Prefeito de Upanema Luiz Jairo, a Secretária de Urbanismo e Ação Social, Rivanda Bezerra e a Assistente Social Alecsandra Praxedes estiveram em Natal para tratarem de assuntos relacionados à Política de Assistência Social do município. A primeira parada foi na Companhia Hipotecária Brasileira – CHB, que é a instituição que no âmbito dos programas sociais do Governo Federal, é uma das ganhadoras dos leilões de programas do que são administrados pelo Tesouro Nacional em conjunto com o Ministério das Cidades. Esses programas visam reduzir o grande déficit habitacional do país e são eles: o PSH - Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social e o PMCMV - Programa Minha Casa Minha Vida. 
Em reunião com a gerente da CHB, Miriam Neri, esta expôs que o processo do município de Upanema segue normalmente e que está aguardando apenas a assinatura dos contratos dos beneficiários, cujos cadastros já se encontram na SUAS. Hoje será mantido contato com o Sr. Aldi, da AF Construções, que é o responsável pela construção dos imóveis, para dirimir eventuais dúvidas e assim convocar todos os contemplados para a assinatura dos contratos.
Os beneficiários podem permanecer tranqüilos, uma vez que o prazo para entrega dessa documentação não se esgota dia 28, como foi mencionado. E o prefeito Luiz Jairo assegura que irá trabalhar para que todos possam receber suas unidades habitacionais, contribuindo para a redução daqueles que se encontra em situação de co-habitação, pagando aluguel ou morando em área de risco e favorecendo sua melhoria na qualidade de vida. Para isso os contemplados deverão entregar a documentação que o programa exige que são as certidões negativas no âmbito do município, estado e união e ainda a escritura do terreno no qual serão construídas as unidades ( uma vez que optou-se pelo módulo de construção isolado).
Ainda em Natal, buscou-se informações na Secretaria de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Adolescente, o BPC na Escola, o Pronatec, e o Programa do Leite, a fim de que se possa dá andamento às atividades da SUAS.

10 de fev. de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA


O grupo de flautas Umbu Cajá, composto por crianças e adolescentes da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, participou terça-feira, 05/02, da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação do município.

Ao som de músicas de Luiz Gonzaga e Alceu Valença, Roberto Vitor levantou aplausos da platéia, quando recitou um cordel de sua autoria, enaltecendo a importância do professor na vida de crianças e adolescentes.

A Secretaria de Urbanismo e Ação Social – SUAS defende a intersetorialidade e está sempre disponível a colaborar, sobretudo para ver o município crescer, contribuindo para a melhoria de vida desses cidadãos. 

5 de fev. de 2013

PROJOVEM ADOLESCENTE




A Secretaria Municipal de Urbanismo e Ação Social na pessoa de Rivanda Bezerra comunica a população Upanemense que as inscrições para o Projovem Adolescente acontecerão nos dias 14, 15, 18 e 19 de fevereiro, das 08:00h às 11:00h e das 13:00h às 16:00h, na sede da própria secretaria.
 Poderão se inscrever neste programa jovens na faixa etária de 15 a 17 anos e que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e que  não tenham participado do Projovem em anos anteriores. Ao todo, serão ofertadas 90 vagas, divididas em três coletivos.
Para se inscrever, o jovem deverá vir acompanhado do responsável, munido dos seguintes documentos:
           Jovem: Identidade e o número de Identificação Social - NIS
Mãe /Responsável de acordo com o Cadastro Único: RG, CPF ou Título de Eleitor.
Participe! Faça sua inscrição. A equipe da SUAS espera por você!

O que é o Projovem Adolescente?
É um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos. Tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.


Atenciosamente,  

Rivanda Bezerra
Gestora Municipal da Assistência Social
Upanema-RN