“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie. A bola está com você”. Este é o slogan da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para este ano de 2011.
A mobilização nacional no 18 de maio, realizada todos os anos, busca sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema, além de estimular e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência contra meninas e meninos.
Em Upanema, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Urbanismo e Ação Social -SUAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Comissão Pró-Selo Unicef promoveram atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar na construção de uma consciência coletiva da população sobre a importância de se combater essa prática.
Na segunda-feira (16/05), foi realizada uma blitz no centro da cidade, com entrega de panfletos, abordando o tema e evidenciando sua importância. Na terça-feira (17/05), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Givanilson Gonçalves, participou do programa do Conselho Tutelar, transmitido pela FM Liberdade, no qual expôs o papel desse conselho no que diz respeito aos direitos desse segmento, além de destacar a seriedade de se trabalhar uma data como essa. E na quarta-feira (18/05), foi realizada, no Clube municipal, uma palestra para os pais/responsáveis das crianças e adolescentes dos programas PETI, Projovem e Educarte.
Na ocasião, a assistente social Alecsandra Praxedes explicou o porquê desse dia 18 de Maio, já que muitos ainda não conhecem o sentido dessa data e convocou a população para contribuir com a redução dos índices de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, atuando na garantia dos direitos de nossos pequenos cidadãos.
O conselheiro Edson Bezerra destacou a importância de denunciar os casos que existem para que os agressores sejam punidos e ainda, falou da atuação do conselho tutelar frente a essa triste realidade. Na seqüência, foi apresentada uma encenação teatral, que ilustrava a situação vivenciada por muitas crianças, denominada Anjos sem asas.
Logo em seguida, foi realizada uma caminhada de sensibilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo diversos segmentos da sociedade (crianças, adolescentes, profissionais, pais/responsáveis, prefeita, secretários, conselho tutelar, CMDCA, Comissão Pró-selo Unicef, Escolas, sindicatos, igreja, Rádio FM, etc), pelas principais ruas da cidade. Já na praça de eventos, sob as bençãos do padre Francinaldo Macário, foram encerradas as manifestações de combate, no qual deixou uma mensagem de paz, convocando todas as pessoas a se engajarem nessa luta e assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, se responsabilizando pela proteção da infância e adolescência no Brasil, assegurando-lhes uma vida digna, saudável e feliz.
Campanha desse ano
O símbolo da campanha deste ano é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representando a sociedade em torno do problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade. De acordo com o ministério, é preciso ação conjunta para reduzir a incidência que aumenta em períodos festivos de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para fazer denúncias, basta ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias também podem ser feitas pelo site http://www.assischateaubriand.pr.gov.br/noticias/%22www.disque100.gov.br/%22 ou pelo endereço eletrônico http://www.assischateaubriand.pr.gov.br/noticias/%22mailto:disquedenuncia@sedh.gov.br%22.
Governo divulga novo mapa das denúncias sobre exploração sexual infantil
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Dados do Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela SDH/PR, mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data marca o crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário