7 de out. de 2009

Secretárias participam da I Conferência Regional de Saúde Ambiental na II URSAP

Debater propostas sobre como melhorar a saúde através da preservação do meio ambiente. Este foi o principal objetivo da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (CESA), que aconteceu dia 28 de setembro/ 2009, promovida pela II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), na cidade de Mossoró.

Durante toda a conferência, houve discussão acerca da influência do meio ambiente na saúde pública, essa foi a pauta principal do evento. Na conferência estiveram presentes representantes de movimentos sociais, trabalhadores formais e informais, setor empresarial, entidades profissionais (acadêmicas e de pesquisa), Organizações Não-Governamentais (ONGs), Poder Público Municipal e Poder Público Estadual. Nosso município foi representado pelas Secretárias Srª Conceição Medeiros (saúde), Srª Rivanda Bezerra de Medeiros (Ação Social), a agente de saúde Samária Benevides e a estudante de nutrição Marília Nara Medeiros

Conforme um dos coordenadores da conferência, Domício do Vale, do encontro saíram três diretrizes do tema "Saúde e Ambiente: Vamos Cuidar da Gente!", que serão apresentadas na Conferência Estadual, que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro.

"Todas as regionais que promoveram este encontro reparatório levarão os resultados dos debates iniciais para o encontro estadual, cujas propostas serão encaminhadas para a Conferência Nacional, marcada para o período de 15 a 18 de dezembro", diz a Secretária Rivanda Bezerra, (Ação Social).

A Secretária Conceição Medeiros (Saúde), destaca que a proposta da Conferência Nacional é elaborar um plano de ação, através das sugestões de cada município brasileiro, por meio das propostas levantadas nas etapas regionais. A idéia é que este documento sirva como base para o Governo Federal elaborar o planejamento de políticas públicas para a área de saúde ambiental.

Domício do Vale (coordenador) enfatiza que grande parte das doenças é causada por questões ambientais. Ele exemplifica que o ar poluído pode ocasionar problemas respiratórios, o agrotóxico usado nas plantações pode causar danos à saúde do agricultor e do consumidor, entre outros. Desta forma, o debate sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde busca melhorar a qualidade de vida a partir de políticas de preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário