30 de jun. de 2010

CRAS - PROJETO “CRIAÇÃO DA GALINHA CAIPIRA” RETORNA AS COMUNIDADES RURAIS

A criação de oportunidades de geração de renda deve ser estimulada entre as famílias vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia. Neste âmbito, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, oferece apoio às famílias atendidas na zona rural. Estas famílias são convidadas inicialmente a participar de ações socioeducativas, com objetivo de sensibilizar para o desenvolvimento de características empreendedoras pessoais.

O projeto “Criação da Galinha Caipira” é um “despertar” para novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda, através da criação de aves para a produção de ovos e ou abate.

Essas mulheres têm novas expectativas de vida, dedicando-se a uma atividade de serviços, estimulando- as a continuidade na ação.

Dependendo do grupo, que é formado por mulheres que representam suas famílias, novos desafios são propostos, para que estejam preparadas para as oportunidades que o mercado oferece, a exemplo do Curso de Fitocosméticos (Fabricação de Produtos de Beleza) que aconteceu em 2009 e teve uma grande aceitação.

O ciclo de desenvolvimento atinge a maturidade quando o grupo conquista autonomia e emancipação dos serviços oferecidos pelo CRAS, com os resultados advindos da comercialização de seus produtos.

As ações do CRAS estimulam, ainda, o resgate da dignidade, a valorização da pessoa e melhor qualidade de vida.


O CRAS realizou entrega de pintos nesta quarta feira (23/06/2010) a 16 familias beneficiárias do Programa Bolsa Família no PA Esperança, representadas por um grupo de mulheres pioneiras neste projeto desde o ano de 2005.




FONTE: SUAS/ CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário