20 de abr. de 2011

QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA?



As duas páscoas. Esse foi o tema da palestra que a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Maria Goreth de Carvalho Macedo, Suely Silva Carvalho, ministrou para os alunos dos programas e projetos sociais da Secretaria de Urbanismo e Ação Social.


De forma bastante agradável e descontraída Suely indagou para as crianças: como as pessoas comemoram a páscoa hoje?


Assim ela passou a explicar para as crianças, através de gravuras que há duas páscoas: a comercial e a bíblica. A comercial é simbolizada pelo ovo de chocolate. E a bíblica é representada pelos símbolos:


Símbolo animal: cordeiro
Símbolo alimento: pão e vinho. O pão representa o corpo e o vinho o sangue de Jesus.
Símbolo sentimento: libertação.


Assim sendo, as crianças logo puderam compreender que o verdadeiro sentido da páscoa é a libertação: morte e ressurreição de Jesus.


MEIO AMBIENTE












Com o tema Meio ambiente e Reciclagem, aconteceu na tarde do último sábado, 16 de abril, no Ginásio Poliesportivo Wilneram Cabral, uma palestra de sensibilização para preservação do meio ambiente, como elemento integrante do Projeto de Educação Ambiental: a natureza está esperando um gesto seu.


Idealizado pela Secretaria de Urbanismo e Ação Social e com total apoio da Prefeitura Municipal, e ainda em parceria com o estudante Ismael Brilhante (cursando Segurança do Trabalho) e as gestoras ambientais Ádna e Átila, o projeto tem o objetivo de promover a limpeza e organização dos resíduos que se encontram na cidade, assim como despertar nas pessoas uma consciência de preservação do meio ambiente, atentando para a importância da reciclagem do lixo como também da coleta seletiva.


A atração cultural, contou com a apresentação da Fanfarra Projovem Adolescente e com o artista Ismael, que recepcionaram os convidados e também com o recital de autoria de Antonio Francisco, intitulado Uma esmola de sombra, interpretado pelos atores Américo Oliveira e Ana Letícia, de Mossoró.


Como palestrantes, tivemos a Prof.ª da Universidade Potiguar – UnP Mossoró Kátia Regina, Presidente da Emater da cidade de Baraúna, Marcos Fábio e Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Icapuí-CE, que expuseram de forma satisfatória o tema abordado.
Dentre os presentes estavam Danilo Freire - articulador do Selo Unicef, secretários Aysamaque Dalyton, Inácio Pereira, Conceição Medeiros e a anfitriã, Ana Fernandes, além de funcionários dessas secretarias.


Os primeiros passos estão sendo dados. É importante destacar a necessidade da participação da comunidade e do Poder Público como agentes construtores de um meio ambiente equilibrado, objetivando a melhoria da "qualidade de vida" da população e da preservação do meio ambiente. A participação é um processo de conquista, construída constantemente através da abertura de espaços, pois não existe participação suficiente e acabada.



8 de abr. de 2011

ACOLHIMENTO

Para dar as boas-vindas aos pais e alunos dos programas e projetos sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte, a Secretaria de Urbanismo e Ação Social-SUAS preparou uma tarde de quarta-feira especial. Recepcionados pela Fanfarra Projovem, todos que se faziam presentes nas dependências da SUAS puderam apreciar um dos muitos trabalhos desenvolvidos por esta secretaria.

Exposição de vídeo, leitura de mensagem, apresentação do palhaço Tirinet e de alguns alunos da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva, flauta e violão deram o tom desse evento preparado com muito carinho pelos profissionais.

Alguns alunos tiveram a oportunidade de dá o seu depoimento acerca de como se sentem em fazer parte das oficinas; a mãe de um aluno expôs sua satisfação em ter três filhos participando das aulas, assim como membros do Conselho Tutelar falaram da experiência em trabalhar com esse segmento.

Um dos momentos emocionantes foi quando Charles Felipe, aluno do Projovem deu um show de voz e violão e Hallyson Gama, instrutor de flauta e violão, ex-aluno do Educarte e do Agente Jovem, relatou sua experiência e satisfação em hoje poder retornar a secretaria como instrutor, agradecendo a oportunidade que lhe foi confiada. Hallyson também é integrante da Banda LP 48 e faz parte da equipe da igreja.

Na ocasião, cada profissional discorreu sobre como iria desenvolver suas aulas, expondo sua metodologia de trabalho. Os novos funcionários foram apresentados, como Patrícia Cristine, coordenadora do PETI e Vanice, entrevistadora do Cadastro Único.

Nas falas da secretária de Ação Social, psicólogo do CRAS, assistente social da secretaria e de outros profissionais, ficou o compromisso de se empenhar cada vez mais, para alcançar os objetivos propostos, assim como foi solicitada uma parceria entre pais e profissionais, no sentido de acompanharem e incentivarem os filhos a participar das oficinas, para que crianças e adolescentes tenham oportunidades para se desenvolverem e se transformarem em seres humanos melhores e com sólidos valores humanos.

Ao final, a secretária Ana Fernandes agradeceu a presença de todos e ao som da Banda LP 48 foi servido um lanche.
















5 de abr. de 2011

COMUNICADO

Amanhã, 06 de Abril, a Secretaria de Urbanismo e Ação Social estará realizando uma recepção de acolhimento as crianças e adolescentes inscritos nos programas e projetos sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte, bem como aos seus pais. A partir das 13:00 h a secretária Ana Fernandes irá apresentar aos pais a equipe de profissionais que irá desenvolver atividades com seus filhos. Cada profissional terá a oportunidade de fazer uma exposição da sua metodologia de trabalho, assim como apresentará os objetivos que pretendem alcançar ao longo do ano.

AGORA É PRA VALER

Nesta segunda-feira (04/04) tiveram início as atividades dos programas e projetos sociais PETI, Projovem Adolescente e Educarte, da Secretaria de Urbanismo e Ação Social. Este ano estão sendo ofertadas as oficinas de teclado, violão, flauta, dança, teatro e banda de música. No turno matutino, as aulas têm início às 07:30h, com término às 11:00h. Já no turno vespertino, iniciam às 13:30h e terminam às 17:00h. Uma equipe de competentes profissionais aguarda as crianças.

TODOS NA LUTA CONTRA A DENGUE

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04/04) uma caminhada de sensibilização de combate a dengue, promovida pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde do município. No evento estiveram presentes a prefeita Maria Stella, o vice-prefeito Manoel Carlos, a secretária de saúde Conceição Medeiros, médicos, enfermeiros, diversos secretários municipais, além de outras autoridades.


A Secretaria de Urbanismo e Ação Social também deu a sua contribuição. Os alunos dos programas e projetos sociais estiveram presentes, através da Fanfarra Projovem, que animou o evento. A Secretária Ana Fernandes, com sua equipe de profissionais também marcaram presença nesse acontecimento de grande importância.

Os que fazem a SUAS parabenizam a saúde por esse evento grandioso, por ter conseguido levar tantas pessoas às ruas, alertando sobre a importância de se tomar medidas preventivas contra a proliferação do mosquito.


CARNAVAL

A Prefeitura Municipal de Upanema e a Secretaria de Urbanismo e Ação Social promoveram, este ano, o carnaval das crianças e dos idosos do município. Ao som da Banda LP 48 as tardes do domingo (06/03) e terça (08/03) foram reservadas às crianças e a tarde da segunda-feira (07/03)foi a vez dos idosos. O Clube municipal, lugar escolhido para a festa, ficou lotado. A prefeita garantiu que no próximo ano, dará continuidade ao evento, uma vez que foi aprovado por todos.



.