Durante os dias 08, 09, 10 e 11 de Junho, as técnicas do Cadastro Único de Upanema-RN, Francinete Pereira, Rita Roseane e Kátia Kathariny estiveram em Natal participando do curso "Novos Formulários do CadÚnico - Capacitação de Instrutores". O evento contou com a participação de 210 entrevistadores de 62 municípios do RN, os quais tiveram a oportunidade de conhecer as novas mudanças que o maior banco de coleta de dados das famílias brasileiras trará na nova versão.
No total, foram ministradas 32 horas aulas divididas em sete turmas, em que todos passaram por uma qualificação, no intuito de habilitar-se para o exercício da profissão. Uma das mudanças se dá em torno do maior detalhamento das informações prestadas pelas famílias que apresentam vulnerabilidade social. A grande novidade é que a partir de setembro, moradores de ruas, povos indígenas e comunidades quilombolas deverão obrigatoriamente ser cadastrados, uma vez que a versão atual não permite o acesso destes.
Outra novidade é que, apenas os aprovados neste curso estão aptos a trabalhar no cadastramento e inclusão de famílias no CadÚnico. O novo aplicativo só deverá estar disponível aos municípios no mês de setembro. Uma das exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS é que os gestores passem a utilizar o sistema Banda Larga para internet, visto que é um dos requisitos principais para o envio e recebimento dos dados dos membros das famílias. Atualmente a base de dados do CadÚnico é offline enquanto que a nova versão será em tempo real, ou seja, online, eis o motivo dessa exigência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário