31 de ago. de 2012

I ENCONTRO INTERSETORIAL DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA


A Assistente Social da equipe volante do CRAS Iara Balbino e a coordenadora de Programas Sociais do município Rita Roseane participaram ontem, 30 de Agosto, em Natal do 1º Encontro Intersetorial do Programa BPC na Escola, que aconteceu no Hotel Monza.


Esse evento faz parte de um programa do governo federal que tem como objetivo aumentar o número de pessoas com deficiência, de 0 a 18 anos, nas unidades de ensino. Para os bons resultados, os técnicos municipais passam por um treinamento para o cadastro das pessoas com deficiência e verificam as barreiras que impedem o acesso dessas pessoas à educação, para serem suprimidas posteriormente.

Durante o evento houve a apresentação do questionário (que será aplicado às pessoas com deficiência de até 18 anos), através de uma oficina de trabalho com simulação sobre o preenchimento do questionário do Programa BPC na Escola. Também foi feita uma explanação sobre as ações intersetoriais do programa no âmbito do Estado, bem como se dará sua inserção no sistema de Informação. A apresentação foi feita pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Wallace Dias Freitas.

O BPC na Escola é um programa do Governo Federal, através dos ministérios de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que tem por objetivo promover a elevação da qualidade de vida das pessoas com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiárias do programa, garantindo-lhe o acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos.

O BPC na Escola está implantado nos 167 municípios potiguares, sendo o Rio Grande do Norte o primeiro estado brasileiro a atingir, em 100%, a adesão ao programa.

Dados do sistema de informação do programa BPC na Escola mostram ainda a existência de 8.794 pessoas com deficiência, abaixo de 18 anos, no Rio Grande do Norte. Deste total, 4.477 (51%), encontram-se fora da escola.

O Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Trabalho e da Assistência Social-SETHAS, da Educação (SEEC), Saúde (SESAP) e da Coordenadoria dos Direitos Humanos, assumiu o compromisso de desenvolver estratégias para superação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências, garantindo-lhes o acesso à escola


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